Referencial teorico

Pesquisa -1

Racismo e uma maneirra de descriminar as pessoas baseada em motivos raciais, de tal forma que umas se consideram superires a outras.

Portanto o racismo tem como finalidade intencinal (ou como resultado) a diminuiçao ou a anulaçao dos direitos humanos das pessoas decriminadas.

Exeplo disto foi o aparecimento na Europa, no seculo XIX, para justificar a superioridade da raça branca sobre o resto da humanidade. O racismo e um problema antigo e ainda comum nos dias de hoje.Pode acontecer por varias razoes, como cor da pele, estatuto financeiro , cultural, ou qualquer .

Existe no fundo uma descriminaçao e cria-se um preconceito de convivio ou dialogo entre classes.

O racismo e muitas vezes  confundido com xenofobia, mas a verdade e que existem drasticas diferenças.

Enquanto que no racismo  existe uma ideologia de superioridade, na xenofobia, se odeia e se regeita por  determinada  etnia estrangiera.

Criada a 25 anos a lei 7.716 define os crimes de preconceito racial. A legislaçao  determina a pena de reclusao a quem tenha cometido atos de discriminaçao ou preconceito de raça, cor, etnia, relgiao ou procedencia nacional. Apesar da mudança no papel os negros no Brasil ainda sofrem racismo  e frequentimente  se veem em situaçao de discriminaçao. Sancionada em janeiro de 1989, a lei determina puniçao a quem comete crime de disciminaçao racial. Pessoas que iniciarem a discriminaçao e o preconceito tambem podem ser punidas.

A lei que define crimes de racismo regulamentou o trecho da constituiçao federal que orna inafiançavel e imprescritivel o crime de racismo.

Quando ouvimos o termo racismo achamos maçante, repetitivo e ate distante, parece ate coisa de quem nao tem o que fazer.  Racismo no Brasil? Loucura nao existe! Infelizmente nao e verdade e ele esta mais perto do que imaginamos. Em um mundo com tantas riquezas, ainda se acha um pequeno obstaculos a ser enfrentado em nossa sociedade. O racismo e algo frequente em nossa sociedade. O racismo é algo frequente  visto por milhoes de lugares e em  milhoes  de pessoas que nao se contentam com o jeito de viver diferente de outros seres. Aqui no Brasil muitos sofrem agressao fisica ou verbal, a maioria sao negros ou deficientes, que que vivem lidando com covardes e acabam tendo que se acostumar com modo  de viver dessas pessoas.

 O Brasil é uma mistura de cultura, generos e cor diferencial que pode se tornar algo cheio de vida e alegre, sendo um lugar onde daria a outros uma visao diferente das diferanças. O dia da consciencia negra e dedicado a  reflexao sobre a inserçao do negro na sociedade Brasileiras. Alguns pensam que tal comemoraçao e desnecessaria, mas para um negro é uma vitoria que com dificldades ele conseguiu reconhecimento por parte da sociedade sendo aceito em lugares abertos, escolas, empresas durante o passar dos tempos deixando a escravidao para tras e se orgulhando de nossos antepassados.

Nao e so o negro que sofre o racismo, mas sim o branco,pardo, indigena que sofrem  o tal preconceito ate mesmo por negros. Todos ja devem ter se perguntado: Porque existe o racismo? É uma pergunta dificil de responder ate para aqueles mais expeietes.

 Dentro do corpo humano somos todos iguais, o coraçao, as veias, o sangue, o cerebro e ossos. O preconceito existente  pela falta de capacidade de um ser humano de se adaptar as diferenças a sua volta, criando um ciclo de ódio  com tudo aquilo que nao faz parte de seus mundos perfeitos associado a composicao e item desnecessario oa mundo globalizado que vivemos.

Nao existe soluçao certa para acabar com o preconceito, ja se criaram leis e ja fizeram protestos, ja discutiram isso miloes de vezes e nunca chegaram a um acordo certo do que fazer  para que todos vivam em paz, de certa forma temos apenas que esperar e acreditar que cada um aprendera a respeitar  aqueles a sua volta e so assim teremos a paz que queremos.

Pesquisa 2 

Esse caso da cobradora que sofreu a esse ato de racismo foi mais que ofencivo ,por que cobradora n tinha culpa do onibus ter dado uma pane, e mesmo que ela tivesse culpa não serio o caso da passageira chamar a cobradora de negra ordinária e preta safada.ninguem tem o direito de ofender ninguem .

Fonte:https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/02/16/interna_cidadesdf,413076/cobradora-e-vitima-de-racismo-depois-de-pane-em-onibus-da-viacao-pioneira.shtml

 

Pesquisa 3- por Diana Pfafensseller

 Racismo e alguma descriminaçao  contra cor ou raça, o Racismo hoje em dia acontece frequentemente, sabendo que e crime as pessoas nao param pra pensar  que esse sentimento de se achar  superior  a outra pessoa faz mal sim, nao so pra outra pessoa mas pra si tambem, mas fico me perguntando o por que das pessoas ter essa açao contra alguem, penso definir alguem por sua cor ? Por sua raça ? Na minha opiniao o que faz a pessoa ser ou no se4r e o carter seu coraçao  e nao sua aparencia. Existe um ditado popular que fala que as aparencias enganam e e bem verdade  voce nao pode definir alguem pela sua cor.

Me levo a pensar o por qu das pessoas praticam esse preconceito contra outra? Nao consigo entender pois os mais frequentes casos de racismo acontece de pessoa que nem conhece a vitima por que viu a primeira vez nao gostou da cor sua cor ou raça se acha no direito  de sr indiferente com as outras pessoas.

A questao que fica e: quando esse preconceito vai acabar? le vai acabar? Se ele e crime ja existe uma ouniçao para isso? As pessoas preferem ser presos por discriminar alguem, do que aceitar a todos sem indiferenças.

Pesquisa 3- por Bárbara Endres

                                                 LEI DE COTAS

Criada principalmente como uma das pricipais ferramentas das oportunidades sociais e educacionais no Brasil, a Lei de Nº 12.711 que foi sansionada em agosto de 2012 e, desde entao vem lutando para mudanças significativas na democratização de acesso ao ensino superior e na redução da desigualdade social no país. 

Voltada para estudantes que cursaram o ensino médio, integralmente, na rede pública, oriundos de família de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas, a famosa Lei de Cotas reserva, no mínimo, 50% das vagas disponíveis nas universidades e institutos federais, em cada processo seletivo, curso e turno, para este público.

Regulamentada pelo Decreto nº 7.824/2012, a Lei propõe 25% das vagas para estudantes oriundos da rede pública com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, 25% para candidatos que estudaram integralmente no ensino médio e que possuem renda igual ou superior a 1,5 salário mínimo e, ainda, um percentual para pretos, pardos e indígenas, conforme o último Censo Demográfico do IBGE na região. 

Conforme previsto na Lei, nas universidades e institutos que contam com apenas um processo seletivo por ano, a Lei de Cotas foi aderida no fim de 2012, contudo de forma parcial. Como a determinação deve ser cumprida até 30 de agosto de 2016, a porcentagem de vagas designada para a Lei de Cotas, anualmente, fica a critério de cada instituição, desde que, no mínimo, 12,5% sejam instituídos a cada ano.

A lei das costas em si propria já é um ato de racismo, por que todos devemos ter direitos iguais independente da sua raça, etnia, ou até mesmo pela sua cor.Somos todos iguais num pais onde o preconceito fala mais alto que qualquer outra coisa.

 

Pesquisa (4) Citações

Movimentos negros, educação e ações afirmativas

Foi compreendido que há uma lei das cotas de negros nas univercidades, deixando bem claro que isso é totalmente injusto, pois todos  tem direito de se qualificar e muita das vezes realizar seu sonho obviamente independentimente da sua cor, raça ou etnia. 

Diz o autor  Sales Augusto dos Santos que "  brancos em sua maioria absoluta, de acordo com a classificação do IBGE –, são contra a implementação de cotas para os estudantes negros nos vestibulares das universidades públicas brasileiras". (SANTOS, sales augusto dos. Movimentos negros, educação e ações afirmativas https://repositorio.unb.br/handle/10482/1973 26 de setembro de 2014)

Acontece em muitos casos de pessoas que não são negras de concordarem com essa circunstância, mas elas sem querer e perceber acaba praticando esse preconceito que muita das vezes são contra, muitas atitudes são praticadas pela falta de conhecimento e percepção do seu centimento quando praticador ou quanto receptor do preconceito  ou dessa atitude de racismo.

Segundo Sales Augusto dos Santos " que  procura respostas para resconder essas praticas de racismo, ele busca sustentar a hipótese de que a politica de cotas para negros em univercidades para publico brasileiro que passa dos limites imediatos".(SANTOS, sales augusto dos. Movimentos negros, educação e ações afirmativas https://repositorio.unb.br/handle/10482/1973 26 de setembro de 2014).

 

 Pesquisa 5

Titulo:Discriminação (sociologia) Site:https://www.infopedia.pt/$discriminacao-(sociologia);jsessionid=CCwlJ9qU-w1ebk6qC2S1qQ__  acesso. 1 de outubro de 2014

A discrimanação é algo que acontece muito em nossos dias, definida por raça, etnia, genero ou religião. A discriminação acontece não só diretamente mas tambem indiretamente como:Indiretas, rejeição,exclusão ou até atitudes.      

 

Autor: Ron Paul  Titulo:O estado e o racismo site:https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=189  Acesso. 1 de outubro de 2014


Hoje em dia o que é muito discutido nas universidades, é a questão da lei das cotas de negros, pelo caso de todos serem igual independentimente da sua cor, muitos questionam o por que isso acontece, muitos protestos,  manifestações aconteceram, mas nada mudou nem muda.

O que da a esperança de que o mundo pode mudar é as pessoas que são contra a lei de cotas e contra qualquer tipo de preconceito, com o passar dos anos muitos grupos foram formados com o objetivo de acabar com essas atitudes de indiferença, é tão dificil das pessoas perceberem que somos todos iguais agente não é diferente por ser branco ou negro.

 

Autor:Thais Pacievitch Titulo: A discriminaçao racial Site:https://www.infoescola.com/sociologia/racismo/ Acesso: 1 de outubro de 2014

Acontece muito de pessoas confundirem o racismo com o preconceito racial mas há diferença. O racismo é um ato de exclusão por cor, raça, genero ou etnia, já o preconceito racial é um preconceito contra a raça negra, acontece muitos casos com escravidão, servidão, colonialismo e o imperialismo.

 

 Racismo e Discriminação Racial

A discrimanação é algo que acontece muito em nossos dias, definida por raça, etnia, genero ou religião. A discriminação acontece não só diretamente mas tambem indiretamente como:Indiretas, rejeição,exclusão ou até atitudes.

Hoje em dia o que é muito discutido nas universidades, é a questão da lei das cotas de negros, pelo caso de todos serem igual independentimente da sua cor, muitos questionam o por que isso acontece, muitos protestos,  manifestações aconteceram, mas nada mudou nem muda.

O que da a esperança de que o mundo pode mudar é as pessoas que são contra a lei de cotas e contra qualquer tipo de preconceito, com o passar dos anos muitos grupos foram formados com o objetivo de acabar com essas atitudes de indiferença, é tão dificil das pessoas perceberem que somos todos iguais agente não é diferente por ser branco ou negro.

Acontece muito de pessoas confundirem o racismo com o preconceito racial mas há diferença. O racismo é um ato de exclusão por cor, raça, genero ou etnia, já o preconceito racial é um preconceito contra a raça negra, acontece muitos casos com escravidão, servidão, colonialismo e o imperialismo.

Pesquisa 6

                                        Todas as Pesquisas


Somos as alunas Diana Pfafensseller e Bárbara Endres, da Escola Estadual de Ensino Médio nossa Senhora do Rosário. O projeto foi elaborado pelas as aulas de seminário integrado com o tema de Racismo.

Esse projeto esta em um site criado para colocarmos as pesquisas feitas nas aulas.

O projeto sobre Racismo esta sendo elaborado para relatar como esse preconceito esta cada vez mais frequente em nossa sociedade, fazendo muitas pessoas sofrer, mesmo sem culpa, a forma de julgar uma pessoa pela sua raça é uma forma muito estupida de vela. A lei de cotas por exemplo é uma forma muito evidente da pratica do Racismo,essa lei  é a lei voltada para estudantes que cursaram o ensino médio,em rede publica  vindo de família de baixa renda e negros, pardos e indígenas, a  Lei de Cotas reserva  no mínimo, 50% das vagas disponíveis nas universidades e institutos federais, em cada processo seletivo, curso e turno, para este público.

Racismo e uma maneira de descriminar as pessoas baseada em motivos raciais, de tal forma que umas se consideram superiores a outras, mas a questão é por que isso? Pra que isso? Existe alguma finalidade a qual seria justo julgar alguem por sua cor ou raça? No momento em que as pessoas estão praticando esse preconceito não vem a mente que a pessoa que esta sofrendo não tem culpa de sua cor e raça, obviamente  todos tem direito de entrar em uma universidade, no momento em que você esta fazendo uma prova para entrar em alguma universidade você não deve ser julgado(a)  pela sua raça e cor e sim pelo seu esforço e conhecimento, pela sua dedicação, no momento em que você fala que necessita dessa lei (das cotas) para entrar em uma universidade  sendo: Negra,indígena, ou de baixa renda, você já esta sendo preconceituosa que se você dividir a palavra você ira entender que é  um pré conceito no  caso um conceito antes de conhecer ou saber sobre a pessoa.

Quando ouvimos o termo racismo achamos  repetitivo e ate distante, parece ate coisa de quem não tem o que fazer.  Muitos pensam que no Brasil o Racismo não existe que é loucura o que todo mundo fala sobre isso, acham desnecessário movimentos contra esse preconceito, ele esta mais perto da gente do que agente pensa. Em um mundo rico de tantas coisas boas. O racismo e algo frequente em nossa sociedade. O racismo é algo frequente  visto por milhões de lugares e em  milhões  de pessoas que não se contentam com o jeito de viver diferente de outros seres. Aqui no Brasil muitos sofrem agressão física ou verbal, a maioria são negros ou deficientes.

Interessante ressaltar que não é só negros que sofrem esse preconceito Racismo, se você perguntar para algumas pessoas o que é Racismo? A maioria ira falar é descriminação com os negros, mas não é isso. Racismo acontece com os brancos também.